Com crianças a productividade diminui tanto que parece que uma pessoa passa dias sem fazer nada se não limpar e cuidar delas.
Tenho uma menina de 15 meses e ontem parece que não fiz nada todo o dia se não cuidar dela e atender aos "tantrums".
Nestes dias difíceis gosto de fazer uma lista no final do dia do que fiz e ver quanto realizei nesse dia porque apesar de pensar que não fiz nada no final do dia até fiz muitas coisas, não relacionadas com o meu trabalho, mas aqui por casa e para a minha filha por isso no final do dia consegui descobrir que fiz uma lista de coisas e hoje tenho a casa relativamente arrumada e limpa que não me tenho de preocupar com ela durante todo o dia.
Eu AMO a minha filha e adoro passar tempo com ela mas acabar o dia pensando que - não fiz nada hoje - não são os meus dias favoritos e cria um pouco de stresse para a minha noite o que também não andam a ser muito longas por isso convem que seja boas e profundas sempre que possível.
Tenho 3 dicas para quem não está a conseguir chegar aos seus objectivos ou hábitos diários, independentemente de terem filhos ou não:
1. Fazer uma lista todas as semanas (Domingo ou 2ª de manhã) das tarefas para essa semana, dividi-las pelos dias úteis com intensidade focada nos primeiros 3 dias se possível. Isto faz com que conseguimos adientar as coisas quando possível sempre que possível.
2. Ver a lista 2-3 vezes ao dia para verificar se estamos a cumprir o que está nela. Gosto de dividir em duas partes, a manhã e a tarde. Às vezes também tenho à noite.
3. À noite ticam o que fizeram e transferem para o dia seguinte o que não conseguiram mas de modo a não exagerar o que tem para fazer no dia seguinte se não sentem-se sobrecarregados e acabam por não fazer nada ou procrastinar o que tem para fazer.
TIP: Costumo deixar no próprio dia e começar pelas tarefas mais importantes (essas passo para o dia em que estou) depois volto aos dias anteriores para fazer as tarefas não tão importantes e deixo sempre parte da sexta livre porque tenho quase sempre tarefas que acabam nesse dia que não acabei ou esqueci de fazer para além de reuniões.
Às sextas estou sempre muito cansada por isso não gosto de deixar trabalho muito intenso para esse dia se não demoro mais tempo a fazê-lo, claro que há semanas que não dá e ainda tenho de trabalhar ao fim de semana mas tento que seja mais raro agora que tenho uma filha gosto de passar os fins de semana a passear e brincar com ela. E também passar mais tempo de qualidade com o meu marido - que tem vindo a ser cada vez menos durante a semana.
Os meus horários são flexiveis mas tenho sempre uma lista de coisas para fazer e tento acordar cedo como se tivesse horários porque tenho de ter tempo para fazer as coisas todas. Apesar de passar mais tempo a cuidar da minha filha do que a trabalhar no momento quando trabalho é intensamente e consigo em menos tempo fazer tudo ou quase tudo o que fazia antes quase no dobro das horas, por isso também vocês conseguem melhorar o vosso empenho e diminuir as horas de trabalho tem que fazer testes para verem quando entram em "deep work mode".
Se quiserem que fale mais disso dexem nos comentários.
Já li bastante sobre isso e acho que já "masterd it". Muito porque não tenho tempo para gastar e se tivesse mais tempo aproveitava para dormir.
A parte melhor do meu dia é cuidar da minha MISCA. Vê-la a rir e ensinar-lhe coisas novas, é tão bom vê-la crescer e nem todos os pais tem essa regalia. Mas também gosto de ter trabalho para mostrar no final do dia e sinto-me sempre produtiva e energética quando a minha lista está a 80% ou mais cumprida.
0 Comments